Ser Nerd está na Moda!

Posted by Programa Enter

Há algum tempo venho me deparando com várias séries dedicadas a Não-Nerds mas com temáticas nerd, caraterizadas com a inserção de ficção cientifica em seu enredo e piadas a base de histórias em quadrinhos. Bom, primeiro vamos a uma breve explicação do que vem a ser o termo nerd:

Nerd é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd é muitas vezes excluído de atividades físicas e considerado um solitário pelos seus pares. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.  Segundo uma definição de Lia Portocarrero Amancio, "…é o rapaz (ou moça) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar."
                                                          

Existem vários sub-grupos, como os Geeks, Gamers, RPGistas, Cosplayers, Otakus, etc, etc, etc... que eu nem vou aprofundar mais, o importante é entender que existe está vasta gama de gêneros que podem ser relacionados ao mundo nerd. Nas séries atuais da televisão temos algumas que mostram o mundo desses aficionados, que servem tanto para os nerds, quanto para os não-nerds.

Exemplo disso é a renomada série “Lost”, criada por JJ Abrams, que traz um mundo que explora várias facetas da ficção científica, psicologia, filosofia, entre outras coisas que são do cotidiano imaginativo dos fãs. Temos também o sitcon “The Big Bang Theory” que mostra a vida desse público, e cativa pela ingenuidade e sua dificuldade de socialização. Temos também "Vampire Diaries", para os nerds adolescentes e que curtem a série "Crepúsculo". A repaginada “V” , um remake de uma série de 83 que conta a história de uma raça de alienígenas que chega a Terra com aparentes propositos pacíficos, mas na verdade a dominação do mundo é sua missão primordial.



Mas foi a série "The Guild" que me chamou a atenção (servindo de inspiração para este tópico). Ela é online e foi criada especialmente para o youtube. O espetáculo gira em torno da vida de um clã chamado de "The Knights of Good", que desempenham inúmeras horas de um jogo MMORPG (Jogo de RPGonline). A história centra-se em Codex, a Sacerdotisa que tenta levar uma vida normal depois de um de seus companheiros de guild, chamadoWarlock Zaboo, aparece em sua porta. O sucesso da série possibilitou parcerias com grandes marcas como MSN, XBOX Live e Zune, e as duas primeiras temporadas estão sendo vendidas em DVD.



A série é bem segmentada, e essa sim pode ser considerada “De Nerds para Nerds”. A obra nos mostra que o mundo dessas pessoas, que antes sofriam muito preconceito (hoje ainda existe muito), mudou drasticamente com a polarização de sua cultura, veiram a tona então histórias antes destinadas para um grupo especifico, e que agora podem ser assistidas por todos.

Leave a Reply